quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Atividade 4-3

Relato da experiência de uso da mídia na educação

                 Essas tecnologias, a exemplo, da internet, facilitam a vida das pessoas, as relações interpessoais são ajustadas e consequentemente possibilita a integração entre indivíduos de diferentes grupos étnicos, sociais e culturais e de níveis diferentes de escolaridade.
         Dentro desse contexto do mundo das tecnologias de comunicação, outro campo da aprendizagem social tem sido bastante favorecido com a utilização dos meios tecnológicos informacionais: a educação.       Através dos meios tecnológicos, os professores de diferentes escolas de distintas regiões do país, ao incorporá-los em seus projetos políticos pedagógicos, como recursos para a produção das aulas, acabam viabilizando uma interação do alunado com a modernidade evidenciada na contemporaneidade.

            Ao adotar as novas tecnologias de informação e comunicação como suporte pedagógico, os educadores provocam mais o interesse dos alunos pelo conteúdo abordado em sala de aula e possibilita que eles possam se sentir em sintonia com o contexto da modernidade. Além disso, os professores podem ter seus trabalhos desenvolvidos em sala aula, ou mesmo em aula de campo, reconhecidos por outras pessoas, através de publicações em mídias e de alcance em massa.
             O uso das tecnologias de informação e comunicação tornou-se uma necessidade no mundo em que vivemos. A conjuntura atual da sociedade não mais tem condições de conviver em harmonia sem as praticidades criadas pelas diferentes aplicabilidades dos meios de comunicação, que facilita as relações sociais e possibilita a proliferação do conhecimento.
                     O meio mais eficaz para a educação brasileira acompanhar a modernidade propagada pelas novas   tecnologias, é    a  introdução destas nas atividades educacionais. As mídia quando está a serviço da educação proporciona muito mais do que transmissão de conhecimentos. O uso dos meios na escola pode ter uma infinidade de funções. Eles podem ser utilizados na proposta pedagógica da escola, como recursos para os procedimentos metodológicos. Além disso, o que se vê ultimamente é que a mídia, principalmente a televisiva, a eletrônica e a impressa, tem se destacado na divulgação de ações desenvolvidas por professores de diferentes regiões do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário